Requerimento médico para mamografias poderá ser dispensado
- Fagner Leandro

- 8 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de mai. de 2024

Para facilitar o acesso das mulheres acima de 40 anos ao exame de mamografia na rede pública de saúde, o deputado estadual Alcides Fernandes protocolou um projeto de lei onde determina que as mamografias de rastreamento do câncer nas mulheres nessa faixa etária sejam realizadas independentemente de requerimento médico.
A iniciativa busca ampliar o acesso das mulheres ao exame, incentivando a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença. Atualmente, apenas pouco mais de 20% das mulheres no Brasil têm acesso à mamografia, enquanto a Organização Mundial da Saúde preconiza que 70% delas tenham acesso a esse exame.
"A dificuldade que muitas mulheres encontram para conseguir agendar consultas com especialistas pelo SUS é grande. Por não terem o pedido médico as vezes acabam desistindo de realizar a mamografia o que torna uma das principais razões para o baixo índice de realização desse exame tão importante." Alcides Fernandes justificou e acrescentou que com a dispensa do requerimento médico, pretende-se facilitar o acesso das mulheres ao exame, contribuindo para um diagnóstico mais precoce do câncer de mama e consequentemente, aumentando as chances de sucesso no tratamento.




Comentários